Recordar Angola. Fotografias e histórias. Books and photos, livros e memórias

Ambriz, Ambrizente, Benguela, Caála,Cabinda,Caconda,Camambatela, Cambambe, Carmona(Uíge),Catumbela,Cela,Chiloango,Chingorói,Chinguar,Cubal,Cuchi,Cuíto,Cuma, Cunene, Dirico, Dondo, Dundo,Gabela,Ganda,Camacupa Saurino,Landana,Lobito,Longonjo,Luacho,Luanda, Luso, Malanje,Mavinga, Moçâmedes(Namibe), Moxico, Mussungue, Negage, Nova Lisboa (Huambo),Nova Sintra(Catabola), Novo Redondo (Sumbe),Ongiva,Porto Alexandre,Porto Amboim,Ruacaná,Lubango,Salazar,Sanza Pombo,Bailundo

A minha fotografia
Nome:
Localização: Parede, Portugal

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Malangatana 1936-2011

8 de Janeiro de 2011. À memória de Malangatana Valente Ngwenya (ouvir)


Mais do que um africano, um simbolo moçambicano. Um homem de um enorme sorriso, contador de histórias, pintor, ceramista, cantor, actor, dançarino. Nasceu em Matalana, distrito de Marracuene, província de Maputo, a 6 de Junho de 1936.
Falecido no passado dia 5 de Janeiro, recordamos, com saudade, o homem e as suas memórias, partilhadas neste programa a 13 de Junho de 2009.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Vim ver/ouvir o que havia de novo no seu programa e deparei-me com algo que não contava.
Ouvir a voz do meu amigo Malangatana. Parecia algo surreal. A rádio tem destas coisas fantásticas! Fiquei a conhecer ainda mais coisas sobre o nosso Mestre Malangatana, embora também o tenha entrevistado, nunca me falou muito da sua juventude, talvez porque nunca lhe perguntasse directamente. Havia sempre tanto a querer saber, a querer aprender, que o tempo fugia-nos. Os prazos que lhe eram impostos por tantos afazeres, transformavam-no nesse homem "irrequieto". De facto era um Homem que trabalhava sem cessar. Espero sinceramente que a sua Fundação não pare e que o seu sonho se realize, porque ele fez imenso pela cultura, pale arte, pela amizade. pela Paz. Merece pois, que outros continuem a sua obra, sobretudo aqueles que são os seus verdadeiros amigos.
Um dia hei-de ir a Matalana!
Dalila Mateus

2:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home